segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Por que não usar flash em shows e espetáculos de palco

Autor: Claudia Regina
Site: http://www.dicasdefotografia.com.br/por-que-nao-usar-flash-em-shows-e-espetaculos-de-palco

Nos últimos dias tive duas experiências interessantes relacionadas ao (mal) uso de flash. Assisti uma apresentação de Balé em um teatro e também vi a reapresentação do show do Bon Jovi no seu canal do Youtube. Nas duas situações percebi muitas pessoas usando flash em suas câmeras.
Embora já exista um artigo da Karina Santiago sobre fotografia de palco no DDF (dicas de fotografia) e aqui neste Blog  http://julioatila.blogspot.com/  resolvi bater um pouco mais nessa tecla. Quando comentei sobre esse assunto com o meu marido ele falou: “mas as pessoas que fazem fotos assim não são o seu público, quem visita o DDF já entende um pouco de fotografia e não faz esse tipo de coisa.” Quem me dera! Lembro que no início do Wedding Brasil, onde teoricamente temos profissionais de fotografia, houve uma apresentação de dança e até lá vi gente usando o flash!

Todo mundo quer guardar um pouco de Bon Jovi

Então vamos ao que interessa: por que não usar o flash em shows, teatro, dança e outras apresentações de palco?

1. Não adianta
Não entendo como as pessoas que usam flash nessas situações não percebem: não adianta nada! A não ser que você esteja a 1 metro do palco o seu flash não vai ter força suficiente para iluminar o assunto de forma que faça diferença na foto final, principalmente se estamos falando de câmeras compactas! O flash, nessas situações, só serve para iluminar as cabeças de quem está na sua frente.

2. Se funccionar estraga o clima
Digamos que você tem um flash potente e está perto do palco: o flash até vai chegar no seu assunto, mas vai acabar com toda a iluminação planejada para aquela apresentação. Resultado: sua foto vai ficar com cara de ensaio, com toda aquela iluminação pensada pelos engenheiros de luz destruída e transformada em uma única luz feia a uniforme. É isso que você quer? Não, né?
As luzes de palco são sempre bastante fortes e planejadas para criar o clima específico daquela apresentação. Embora o ambiente pareça escuro (pois o público fica na escuridão mesmo) ninguém precisa de flash, confia em mim. Se a foto saiu borrada é porque você está longe demais ou sua câmera não aguenta a situação, então não há o que fazer. Pare de tirar fotos e assista.

3. É falta de respeito
Embora as duas razões anteriores sejam fotograficamente importantes a terceira é pra mim a mais: tem a ver com uma palavrinha chamada respeito.
O flash piscando atrapalha quem está se apresentando (principalmente quando estamos falando de apresentações em que é preciso muita concentração, como o Balé) e atrapalha quem está querendo assistir.
Até mesmo em um show como o do Bon Jovi, que possui efeitos mais malucos e piscantes de luzes, os flashes atrapalham. Me irritei quando vi que a iluminação no início de uma música estava bem pontual, e lá vinham os flashes iluminar tudo e picar nas sombras, estragando todo o clima.
No balé fiquei indignada com a falta de educação das pessoas usando o flash: a apresentação que vi era baseada no breu total, e os dançarinos podiam se atrapalhar graças aos folgados que estavam jogando sua luz inútil na direção deles. Eu, como público, já me desconcentrava a cada piscadela!
Respeito por quem está se apresentando e por quem está assistindo com você é o principal motivo para não usar flash.

4. Você está lá para fotografar ou assistir?
Se você foi contratado para fotografar um espetáculo, tudo bem: é só ler o artigo aqui neste blog  "Como fotografar shows e espetáculos"  da Karina para conseguir fotos de qualidade. Mas se você está lá como público… pra quê fotografar? Vejo pessoas que ficam um show inteiro com a câmera na mão! As fotos ficam horríveis e você não aproveita o momento. Cadê o bom senso? Tire uma foto pra “provar” que esteve lá para seus amigos mas depois pare e assista. É para isso que você está lá, afinal.

5. "Não sei desligar" não é desculpa
Quem usa a câmera sempre no automático não sabe nem como desligar o flash. O que custa ler só isso no manual? Só isso, por favor.

Se você já sabe isso tudo aproveite para explicar essas dicas para todos os seus amigos. Vamos tentar acabar com essa mania de usar flash em espetáculos? Já está beirando o ridículo :(

ATILA'S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: