terça-feira, 5 de abril de 2011

ESPECIAL PRETO E BRANCO - TERCEIRA PARTE E ÚLTIMA - Gian Marco Marano

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

PARTE III
(Texto reproduzido da revista Digital Photographer Brasil)

Dicas de especialistas para criar imagens expressivas em preto e branco, divididos em três partes, a primeira: dicas de GIAN MARCO MARANO.
Preto e branco espetacular
Natalie Johnson explora o hipnótico mundo da fotografia em preto e branco e conversa com três fotógrafos especializados nessa arte:
Guy Gagnon (Web: www.guygagnon.com);
Gian Marco Marano (Web: www.gianmarcomarano.com).
GIAN MARCO MARANO











Dicas de especialistas para criar imagens expressivas em preto e branco, divididos em três partes, a terceira: dicas de GIAN MARCO MARANO.
“Preto e branco não copia a realidade: representa-a em sua própria linguagem”
Tão apaixonado pela fotografia artística quanto pela beleza das formas femininas, o italiano Gian Marco Marano tornou-se um conhecedor das técnicas da fotografia em preto e branco. Especializado em nus artísticos, Gian está criando um portifólio sobre dança e contorcionismo. “O fato especial acerca da fotografia em preto e branco é que ela não copia a realidade: representa-a em sua própria linguagem. Quando faço uma foto, já sei se a imagem final será em preto e branco ou em cores, conforme a linguagem expressiva desejada para o projeto. Obviamente, certas imagens são mais adequadas ao preto e branco – especialmente as mais contrastadas.”
            Dando preferência ao minimalismo na escolha de seu equipamento, Gian utiliza apenas uma câmera e uma objetiva em suas fotos de nus em estúdio. “Muita gente se espanta quando digo que a maior parte de meu trabalho de estúdio é feita com uma Nikon D300 e uma objetiva 18-200mm VR Nikkor. Mas é preciso levar em conta que, ao trabalhar com os poderosos flashes de estúdio, você tem toda a luz que precisa, o que permite usar câmera com ISSO baixo e a objetiva em uma abertura média, o que dá melhores resultados.”
            Para o caso de mudar de idéia, este profissional também leva consigo: AF-S Nikkor 50mm f/1.4G, AF-S VR Zoom-Nikkor 70-200mm f/2.8G IF-ED, AF-S Nikkor 28-70mm f/2.8. tripé Manfrotto 055XB com cabeça esférica 322RC2, quatro tochas Bowens Gemini 1000Ws com acessórios e um fotômetro Gossen Luna Pro-X. “Uso fotômetro no meu trabalho de estúdio e na maior parte do que é feito no ecterior e em locação, mas encontrar a exposição ideal muitas vezes é questão de tentativa e erro – e às vezes é preciso experimentar até a perfeição. Meu gosto pessoal é superexpor o corpo um pouquinho, enfatizando as formas. Não emprego nenhuma técnica especial com meus acessórios; simplesmente tento dominá-los tanto quanto possível para realizar o que tenho em mente. Fotografar em preto e branco implica principalmente em lidar com luzes e sombras, e como regra básica, figuras bem contrastadas ficam boas nessa técnica.”
            Uma das maiores reclamações de Gian é sobre a calibração inadequada – um fator que, a seu ver, pode arruinar uma foto perfeita. “Muitas vezes as pessoas gastam dinheirão com equipamentos de primeira, mas fazem a edição em monitores descalibrados. Acredito que um colorímetro é essencial na ‘Era do Photoshop’ para quem deseja obter resultados confiáveis; não apenas para a fotografia em cores, mas também para imagens em preto e branco.”
            Após uma sessão de fotos, Gian carrega suas imagens em RAW no Capture NX2 da Nikon, onde as converte em TIFFs de 16 bits por canal e as abre no Photoshop CS4. “Sei que parece óbvio, mas a melhor dica de edição que posso dar é fazer o melhor possível na hora de clicar, no que toca á luz, exposição distância focal correta, abertura, tempo do obturador etc. Uma boa imagem original precisa apenas de uma edição muito básica, ao passo que uma foto ruim exige horas de trabalho duro na pós-produção para se tornar apenas aceitável.”
            Existem vários métodos para transformar uma foto em preto e branco; cada fotógrafo prefere algo diferente. “A conversão é um dos grandes tópicos com o qual você tem de lidar ao criar imagens digitais em preto e branco. Antes de encontrar meu método de conversão favorito, experimentei uma porção deles. Atualmente, considero o método de conversão incluído no Photoshop bastante poderoso. Ele permite controle, embora a função “automática” também funcione bem. A maioria dos meus ensaios de nus em preto e branco é feita misturando uma conversão em preto e branco do Photoshop com uma camada duotone personalizada.”
            “Boa iluminação, conversão digital efetiva e realce da imagem”, respondeu Gian quando perguntamos quais eram os elementos cruciais para uma fotografia em preto e branco de alto impacto. “Escolha temas contrastados, com bastante luzes e sombras; encontre um método de conversão que esteja de acordo com seu gosto; tente melhorar a imagem adicionando um pouco de contraste.”
            Como derradeiro pensamento poético, Gian resumiu: “Com fotos em preto e branco, o que você tem a dizer conta mais do que a forma como você o diz.”

DICA DO ESPECIALISTA
Gian Marco Marano
Nascido e criado na Itália, Gian Marco Marano é fotógrafo profissional há pouco mais de cinco anos, mas conta sempre ter tido paixão pela fotografia. “Meu pai me deu minha primeira câmera – uma Rocoh 500G – quando eu tinha seis anos e, desde então, posso dizer que sempre estive envolvido com fotografia. Nos anos 1990, dirigi dos nus artísticos. Participei de uma oficina de glamour e nu, e daí comecei a desenvolver meus primeiros projetos, lendo muito e aprendendo bastante sozinho. Nos últimos anos, concentrei-me principalmente na fotografia de dança de arte. Sei que parece óbvio, mas se você acha que realmente deseja alguma coisa, é preciso se arriscar para obtê-la. Sinto como se tivesse acabado de me iniciar neste caminho criativo, mas fico satisfeito em saber que desejo explorá-lo mais profundamente, criando imagens de que me orgulhe e que espero que sejam apreciadas por outras pessoas.”
1 Aprenda com os mestres
Veja o trabalho dos mestres da fotografia e de outros fotógrafos para aprender técnicas, encontrar inspiração e desenvolver seu gosto pessoal.
2 Escolha o assunto
Tenha a certeza de que o assunto escolhido ficará bem em preto e branco, em termos de luz, contraste e tons.

3 Experimente
Faça experimentos de edição até encontrar a técnica de conversão para P/B mais adequada a seu gosto, lembrando sempre que a simplicidade sempre é melhor.

4 Resultados
Ao fotografar, pense nos resultados que deseja obter e tente encontrar uma maneira de chegar a eles.

5 Os detalhes são importantes
Depois de aprender o básico, concentre-se nos detalhes; são eles que fazem a diferença.


(RETRATO DE CORPO)
“Sempre gostei da graça feminina e tento representa-la da melhor maneira possível em meu trabalho. Ao longo dos anos aprimorei minha visão da beleza feminina, desde meus primeiros books de modelos até meus últimos trabalhos, com cada vez mais consciência do que quero e como chegar lá”
Dados: Nikon D300 com Nikkor VR 18-200mm f/3.5-5.6G a 32mm, f/18. 1/250, ISSO 200.











  (DEUX FILLES)
“Fotografar em preto e branco significa principalmente lidar com luzes e sombras, e como regra básica, temas altamente contrastados são ótimos para criar imagens em preto e branco. Sempre fotografo com ISSO mais baixo possível, sincronização a 1/250 e uma velocidade de abertura normalmente de f/11 a f/22”
Dados: Nikon D300 com Nikkor VR 18-200mm f/3.5-5.6G a 32mm, f/22, 1/250. ISSO 200.
















  
(ARCO)
“O fator wspwcial das imagens preto e branco é que elas não copiam a realidade, mas a representam em sua própria linguagem. Quando faço uma foto, já sei se a imagem final vai ser preta e branca ou colorida, segundo a linguagem expressiva que desejo para o projeto em questão”
Dados: Nikon D300 com Nikkor VR 18-200mm f/3.5-5.6G a 28mm, f/16, 1/250, ISSO 200.












ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICA

Fotos de Gian Marco Marano

Nenhum comentário: