quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TRIPÉ OU MONOPÉ?


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

TRIPÉ OU MONOPÉ?
Avalie as vantagens e desvantagens na hora da compra.
(Reprodução da matéria publicada na revista fotomania da Editora Case Editorial – Edição № 08 – site www.revistafotomania.com.br)

                A diferença é obvia, está na quantidade de pernas de cada equipamento. Mas os dois servem para a mesma coisa?

                      A resposta é não!

            Separamos algumas diferenças básicas de cada equipamento de acordo com a sua necessidade:

Tripé

                O Tripé com suas três pernas, permite um tempo indeterminado de “espera” para realização de seu trabalho e possibilita ajustes mais precisos. Porém, seu peso e o fato de estar regulado e apoiado em suas três pernas, não é recomendado para situações que requer velocidade de locomoção.

- Fotografias noturnas: É uma ocasião onde a velocidade do obturador é baixa, isto é, um mínimo movimento e a fotografia acaba tremida. Com o tripé é possível acionar o disparador automático, melhorando ainda mais a qualidade de sua foto.

- Fotografia de esportes: Geralmente são utilizadas lentes “teles” que pesam bastante e limitam a mobilidade do fotógrafo. Com o tripé é possível seguir o movimento do objeto/pessoa a ser retratado, e obter ainda mais a estabilidade desejada.

- Fotografia de natureza: Seu uso é recomendado simplesmente por todo o tempo que você terá que esperar pela “inusitada” pose do animal. Isso poderá levar horas!

- Fotografia macro: O uso do tripé é recomendado pelo fato de ter que estar bem próximo do objeto a ser fotografado. É de grande ajuda na hora de buscar o foco e nitidez, difíceis de serem encontrados com tão pouca profundidade de campo.

Monopé

Destacamos que o Monopé pode ser utilizado para que se tenha maior estabilidade em momentos em que se requer mais agilidade para clicar. Por ser mais leve e menor, é recomendado para viagens e trabalhos onde não há muito espaço para o equipamento.

Sua utilização é muito frequente na captação de imagens em esportes que requerem grande mobilidade por parte do fotógrafo, como o futebol e o surf por exemplo. No mundo dos fotógrafos paparazzis também tem grande valor por ser menor e mais leve, possibilitando uma grande liberdade de movimentos.

O monopé dá a liberdade para um maior tempo de exposição em sua foto, garantia de uma foto menos tremida, de quando tirada com a máquina nas mãos. Porém, em grandes períodos de exposição, o tripé é indispensável.

É assim!
ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

Nenhum comentário: