domingo, 2 de dezembro de 2012

Fotografia Digital - Capítulo IX - Compra certa



ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS













FOTOGRAFIA DIGITAL – Compra certa

(Artigo tirado da revista FOTOGRAFIA DIGITAL, da Editora Escalawww.escala.com.br)
Uma verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de uma boa e inesquecível foto.

Escolha sua câmera
No mundo da fotografia é preciso técnica e talento, mas a máquina certa também faz toda a diferença.



Capítulo IX
Compra certa



A pergunta mais comum na hora de comprar uma câmera digital é: qual é a melhor? Mude de pergunta e pense no que vai precisar em sua câmera, qual uso fará dela. É comum as pessoas comprarem as câmeras mais completas e mais caras e não usarem nem 50% do que elas oferecem.

Um equívoco comum é procurar sempre as digitais com mais resoluções, mas será que você vai precisar de 10 megapixels?

Veja um passo a passo do que realmente você precisa saber:

RESOLUÇÃO
A resolução é definida em pixels. Observe que com 5 megapixel você imprime uma foto 10x15 com folga. Caso use acima disso, vai precisar de cartões de memória maiores, portanto mais caros.

As resoluções mais altas são utilizadas por profissionais, caso sua câmera tenha 7 megapixel ou mais, utilize uma resolução média ou pequena. Dessa maneira, seu cartão de memória vai armazenar mais fotos.


LENTES
São a parte mais importante de qualquer câmera. Ela quem define a qualidade de sua fotografia.

Observe que ao redor da lente está escrito alguns números, são eles que mostram a característica da objetiva.

Quando encontrar um modelo com luminosidade de 2.8 – 3.7 significa que ela tem 2.8 na grande angular e 3.7 no zoom máximo.

Tenha atenção e veja se o zoom da câmera é óptico. Lembre-se que o zoom digital deve ser desconsiderado, ele é inútil.

As melhores marcas de lente são Carl Zeiss e Leica.

ISO
Sempre escolha a que possibilita o uso de ISO mais altos. Algumas câmeras automáticas vão até 1600. Essa característica dá a possibilidade de trabalhar com menos luz.




DICAS

  • Já existem modelos a prova d’água. Caso pense em se molhar, elas são uma boa opção.

  • Não gosta de carregar peso? Então prefira modelos mais compactos e leves.
  • As marcas mais conhecidas são mais seguras. Prefira as que oferecerem serviço de suporte ao usuário.
  • Prefira as câmeras que utilizam bateria de lítio, tem uma vida bem mais longa. Dessa maneira, você evita de comprar pilhas, mesmo que sejam recarregáveis.


  

















DICAS DE PROTEÇÃO E MANUTENÇÃO
  • Para proteger sua câmera automática de manuseio mais brusco ou pequenas quedas, coloque uma capa de silicone. Esse acessório é ótimo para suas viagens.
  • Uma ótima maneira de evitar que sua câmera molhe ou fique cheia de areia durante suas férias na praia é o caixa estanque. Além de proteger a câmera de umidade, pingos e areia, com esse acessório é possível fazer fotos debaixo d’água.
  • Caso queira apenas proteger seu equipamento nos momentos em que não estiver fotografando, o saco estanque é a solução. Este acessório pode ser encontrado em lojas de camping ou de fotografia.
  • Não guarde sua câmera em ambientes fechados. Guarde-a em lugar arejado, longe do calor, da umidade e da poeira.
  • Guardar seu equipamento dentro de cases ou maletas não é recomendável, esses acessórios podem criar fungos que atingem as lentes da câmera. Utilize essas bolsas apenas para transportar sua máquina digital.
  • A limpeza periódica dos contatos das baterias é importante. Utilize hastes flexíveis embebecidas em álcool isopropil e limpe os contatos.
  • Caso não vá utilizar a câmera por algum tempo, retire as pilhas e o cartão de memória.
  • Se sua câmera digital apresenta algum defeito, não tente mexer ou abrir seu equipamento, pois o contato com sua mão pode queimar os chips dos circuitos, inutilizando seu equipamento. Para evitar essa perda, leve-a à assistência técnica.
  • Para limpar a parte externa da câmera, passe um pano macio e seco.
  • Cuidado quando for limpar a lente de sua câmera. Utilize líquidos específicos para isso ou apenas assopre para retirar a poeira. Nas lojas de equipamento fotográfico você pode comprar uma bombinha de ar.

 















O mundo em um clique

Há quem diga que as máquinas manuais de antigamente reservam características extremamente particulares em relação às máquinas digitais modernas. Contudo, os conceitos e técnicas para compor corretamente uma foto permanecem iguais. Sem esquecer a parte técnica, é importante encarar a fotografia como arte, é a sensibilidade do fotógrafo que tornará a imagem atraente. Por isso, a ideia é criar harmonia entre todos os elementos da imagem tornando-a agradável. Assim, esta publicação apresenta uma gama de conhecimentos necessários para orientar os fotógrafos de primeira viagem ou aqueles que pretendem aprimorar seu trabalho. Saiba mais sobre obturador, diafragma, ISO, pixel, acessórios, Photoshop, regras essenciais, além de muitas dicas para produzir ótimas fotografias a qualquer momento em qualquer situação. Boas fotos!

(Fim)

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
 

Nenhum comentário: