ATILA’S
PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS
FOTOGRAFIA DIGITAL –
Fotojornalismo
Uma
verdadeira arte – Harmonia é o principal objetivo no momento da idealização de
uma boa e inesquecível foto.
No momento certo
Para flagrar um acontecimento inusitado ou uma
situação de grande importância é preciso alguns conhecimentos.
Capítulo VIII
Fotojornalismo
Fotojornalismo não é apenas a
captura de um instante, é também informação, documento ou ilustração que a imprensa utiliza
para representar o fato com a fidelidade. Ela tem por objetivo contextualizar,
esclarecer ou oferecer outro ponto de vista para o leitor.
Nesse
campo da fotografia não cabe trucagens, modificações ou mesmo encenação de
acontecimentos. Contudo, existem diversos casos, nos quais a fotografia
documental foi usada de maneira equivocada.
Diferente
do que acontece com o repórter, o fotojornalista pode trabalhar no noticiário
de esportes, política, moda, cotidiano, etc. Trabalhar para um grande jornal ou
revista é o sonho de muitos que estão começando na carreira.
A dúvida
mais comum é de que maneira começar?
Veja algumas dicas importantes:
Primeiro passo
A
primeira coisa é preparar um bom material para portfólio. No caso, se a
pretensão é fotojornalismo, corra atrás de fatos interessantes e inusitados.
Porém, não deixe de fazer um currículo impresso.
Concursos
Fique
atento aos concursos de fotografia. A participação é importante, mostra
interesse e iniciativa.
É também
uma ótima oportunidade de conhecer outros profissionais, trocar ideias e
mostrar um pouco do seu trabalho.
Portfólio de fotografia
Escolha
cinco fotos de cada área do fotojornalismo: cotidiano, política, cultura moda e
esporte.
Feito
isso, procure um laboratório profissional e faça as ampliações em tamanho
grande, por exemplo, 20x25 ou 20x30.
Caso já
tenha alguma foto publicada em algum veículo, coloque no portfólio. Isso traz
credibilidade às suas fotos.
É interessante fazer um portfólio virtual. Atualmente existem diversos
sites que permitem postar seu álbum de fotos. O mais utilizado pelos
apaixonados por fotografia é o Flickr.
Pauta
Alguns
profissionais aconselham o futuro fotojornalista a ser credenciar em apenas uma
área da fotografia. Porém, diante de um mercado em constante mudança, isso não
seja tão indicado.
Em
fotojornalismo, a pauta é a informação. Hoje você pode fotografar uma greve no
ABC, amanhã a inauguração de uma ponte e assim por diante,
A foto é
o resumo de um acontecimento, independente do veículo de comunicação (jornal,
revista, internet). O objetivo é levar ao leitor uma imagem clara do
acontecimento.
Ética na manipulação digital em fotojornalismo.
Procedimentos inaceitáveis
Agência
Ética na manipulação digital em fotojornalismo.
Procedimento
de ajuste para compensar defeitos da imagem digital.
-
Balanço e correção de cor;
-
Clarear ou escurecer parcialmente;
-
Retoque de riscos, manchas, pó e ruídos digitais;
-
Correção de distorção de lente;
-
Ajuste do foco;
-
Eliminar olhos vermelhos.
Procedimentos
aceitáveis
- Cortes, suavização de foco para reduzir ou eliminar material supérfluo, preservando o assunto principal do evento;
-
Encobrir a identidade de menores, quando fotografado em situações constrangedoras, com tarjas pretas ou distorções;
-
Em fotos de capa e página principal é aceitável o ajuste de foco, edição de cor, aplicação de luz com efeito criativo, montagens, retoques de pele e título sobreposto.
Procedimentos inaceitáveis
-
Adicionar, remover ou mover objetos de tal modo que o contexto do evento seja alterado;
-
Progressão de idade ou regressão (acrescentar cabelos brancos);
-
Mudar a expressão facial de uma pessoa, gestos, roupa, partes do corpo ou acessórios pessoais;
-
Retoques que aumentam ou reduzem a qualidade ou aparência de um artigo, ou a estética de um lugar;
-
Aplicação de um movimento para criar uma impressão enganosa que o assunto está se movendo a uma velocidade diferente da realidade do evento;
-
Uso de qualquer outro procedimento de edição digital de forma a criar uma impressão enganosa do evento, dos participantes ou contexto;
-
Em fotografia de natureza, deve ser tomado cuidado especial para representar o animal ou planta em seu ambiente atual, habitat e contexto (não iluminar o fundo para parecer que um animal noturno é diurno ou colocar um animal em colocações geográficas fabricadas);
-
Não é aceitável manipulação de fotografia de natureza para criar um falso aparecimento de animais associando com outros animais (inclusive humanos) agrupar animais de forma não natural ou aumentar o número de animais em um grupo;
-
É permissível o destaque em imagens ou parte de imagens de natureza com a finalidade de investigação ou visibilidade, contanto que a manipulação seja incidental, óbvia ou especificamente descrita para o espectador;
-
Não é admissível representar um fenômeno fabricado como natural (por exemplo, adição de uma estrela cadente ou arco-íris).
Regras básicas para uma boa
fotografia documental
- Cores firmes e textura forte;
- Um momento expressivo, impactante;
- Planos bem definidos;
- Foto sem ruído. Foque o assunto, não o que está em sua volta;
- É preciso mostrar com clareza o que ocorreu no momento. Ou seja, situações de dinamismo são diferentes de suavidade. Por exemplo: uma fotografia de esporte exige movimento;
- Evite o banal. Contextualize a fotografia;
- Não seja apenas um fotógrafo, observe o qe ocorre em torno. Conheça o assunto que vai fotografar. É importante estar a par dos acontecimentos. Leia jornais, revistas e acompanhe os noticiários da televisão;
- Seja autocrítico. Procure melhorar sua técnica e abuse de sua sensibilidade, ela pode surpreender;
- Analise se a fotografia é útil como informação;
- Observe as fotografias de jornais, revistas e sites. Treine seu olhar jornalístico. O melhor exercício é observar as fotografias dos grandes fotógrafos.
ROBERT CAPA
O
húngaro Andrei Friedmann ou Robert Capa (Budapeste, 22/10/1913 – Thai-Binh,
Vietname, 25/05/1954) foi um dos principais correspondentes de guerra. Levou
tão a sério sua célebre frase: “Se as fotografias não sãp suficientemente boas,
é porque não está suficientemente perto”, que foi morto em combate. Sobre o
ocorrido, Cartier-Bresson disse: “Para mim, Capa vestia traje de luz de um
grande toureiro, mas ele não matava; grande jogador, ele lutava generosamente
por si e os outros num turbilhão. Quis a fatalidade que ele fosse atingido em
plena glória”.
Capa
realizou a fotografia “Morte de um Soldado Legalista”, em 1936. Foi o mais
importante retrato sobre a Guerra Civil Espanhola. É a fotografia mais famosa
de Capa, na qual é possível observar como o soldado Frederico Borrel é morto. A
imagem transmitiu todo sentimento daquela guerra. Contudo, ela foi contestada
por alguns historiadores, que afirmavam que Capa fez o soldado “morrer” por
diversas vezes até conseguir ficar satisfeito com o resultado. Apesar das
dúvidas, o fato não foi provado e a fotografia resume de maneira única a
fronteira entre a vida e a morte.
Agência
Os
fotógrafos Robert Capa, Daniel Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger
fundam em 1947, nos Esatdos Unidos, a agência Magnum Photos. O fotógrafo
brasileiro Sebastião Salgado é um dos grandes fotógrafos dessa agência.
(continua
- Próximo capítulo, Compra certa).
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