sexta-feira, 12 de julho de 2013

O temido modo M


ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

(Texto escrito por Simxer, publicado em Dicas Técnicas do site: http://www.fotografia-dg.com/,
 
O temido modo M
Sair do modo automático é uma decisão que precisa ser tomada com consciência e que pode abrir um mundo fascinante de uma maneira irreversível. Além de uma profissão, pode ser um hobby super legal.
Para quem já começou ou quer se aventurar, mas ainda tem dificuldades de gravar os principais conceitos aqui embaixo tem uma  COLA pra você imprimir e treinar.

 

Só pra lembrar o básico:

Fotometria, ou seja, o equilíbrio das luzes de uma fotografia é feita pelo triângulo ABERTURA X ISO X VELOCIDADE e comparado ao olho humano teríamos:

ABERTURA: Quanto mais aperto o olho, menos luz entra na minha retina, ou seja, a ABERTURA determina a QUANTIDADE de luz que passa pelo diafragma e entra na minha máquina.  

VELOCIDADE: Seria o quão rápido ou devagar eu vou piscar. Se eu olhar pra uma imagem em movimento e quiser congelar ela na minha mente é só piscar rapidamente, mas se eu fizer isso devagar, vou gravar o movimento da imagem.  

ISO: Imagina uma sala com dimmer, conforme você aumenta a intensidade dessa luz, mais sensível fica seu olho em relação a essa luz. O mesmo acontece com ISO, ou seja, ele determina a SENSIBILIDADE dessa luz. É a capacidade de o sensor absorver a luz.  

Não sabe por onde começar? A maioria das máquinas que possuem o modo manual possui um botão de “info” que mostra várias informações sobre aquela foto (o EXIF, mas isso ficará para um próximo post) e nele você poderá ver com que velocidade, ISO, abertura, entre outras informações, mas essas três são as principais.

Então a DICA é: Faça uma foto no modo automático, visualize  e aperte o botão “info” então decore os três principais dados (Abertura, ISO e Velocidade), vá para o modo manual “M” e repita os mesmos parâmetros, dessa vez comece alterando um dos três com a ajuda da COLA e você irá se surpreender.
 
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
 


Simxer é editora, fundadora do Foto Dicas Brasil e proprietária do Estúdio La Fotografia. www.LaFotografia.com.br Fotógrafa profissional há mais de 10 anos. Através da criação de um ambiente descontraído para capturar o melhor momento, e do entendimento da motivação do trabalho de cada um, tem como objetivo capturar o melhor do seu trabalho. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Por tudo isso ministra workshops de “Fotografia Profissional pra Amadores” em busca de despertar essa paixão em outras pessoas.
 

 http://www.lafotografia.com.br/              

ATILA’S PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS


 

Nenhum comentário: