sábado, 11 de março de 2017

Entenda como funcionam os filtros polarizadores para fotografia

ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS




Por ADRIANO HAMAGUCHI
Para o TechTudo  -  http://www.techtudo.com.br/

Link:


Entenda como funciona o filtro polarizador e confira como ele pode ajudar a deixar suas fotos ainda melhores. Com este acessório é possível reduzir drasticamente reflexos, realçar cores e aumentar o contraste entre o céu e as nuvens.

Imagem de corredeira à esquerda, e de um farol à direita, evidenciando os resultados da utilização de filtro polarizador (Foto: Reprodução/LEE Filters)


O filtro polarizador utilizado em câmeras DSLR e demais câmeras digitais é o Filtro Polarizador Circular (“CPL – Circular Polarizer Lens Filter”). Este filtro é composto por dois anéis, sendo que o anel externo desliza sobre o interno. O encaixe do filtro na lente da câmera é do tipo “rosca”.

Detalhes do filtro polarizar circular (Foto: Adriano Hamaguchi)




Para cada ângulo que você girar a parte móvel, você terá resultados diferentes.

Comparativo de imagens de um lago e árvore ao fundo fotografados com filtro polarizador em diferentes ângulos (Foto: Reprodução/Olivia Steranza)



Há também filtros em formato de lâminas, conhecido por “formado Cokin”. Seu adaptador também permite que o filtro seja rotacionado para obter diferentes ângulos.

 Esquema de componentes do filtro polarizador Cokin à esquerda e perspectiva traseira da câmera à direita (Foto: Reprodução/Cokin)



Reduzindo reflexos


A função mais conhecida do filtro polarizador é eliminar ou atenuar efetivamente reflexos de superfícies não metálicas, como água e vidro.

Fotografia de corredeira sem filtro polarizador à esquerda e com o filtro à direita (Foto: Reprodução/LEE Filters)



Você deve estar imaginando se o tratamento da imagem em programas como o Photoshop ou Lightroom pode simular os resultados do filtro polarizador. A resposta é simples, “não”.

Isto porque o reflexo oculta partes da imagem, e não há como manipular uma informação que o sensor não registrou. Observe no exemplo abaixo que foi possível captar o fundo do lago somente com o filtro polarizador.

Comparação das duas fotografias sem o filtro polarizador à esquerda, e com este filtro à direita (Foto: Alex Wisw)


Realçando cores


Outra vantagem do filtro polarizador é captar cores mais vivas. Quando a luz do ambiente é excessiva e torna tudo muito “branco”, é possível filtrar os raios de luz sobressalentes com o ângulo desejado e registrar a tonalidade real das cores da cena.

Duas imagens de construção e jardim fotografados com filtro polarizador em diferentes ângulos (Foto: Reprodução/Olivia Speranza)



Com a angulação correta, podemos filtrar os raios de luz de direções indesejadas sem prejudicar a iluminação e a exposição da cena.

Esquema mostra a captação dos raios de luz provindo de todas as direções, à esquerda, e os raios filtrados à direita (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)


Fotógrafos de paisagem utilizam este filtro com muita frequência, uma vez que as cores do céu ficam mais vivas, com mais contraste e profundidade.

Farol com céu azul ao fundo com nuvens, fotografado sem filtro polarizador à esquerda, com filtro à direita (Foto: Reprodução/LEE Filters)


Existe filtro polarizador para minha câmera?


Os filtros são fabricados de acordo com os diâmetros mais comuns de lentes. Caso sua lente tenha a rosca de tamanho for a dos padrões, utilize anéis adaptadores. Encaixe filtros com maior diâmetro com os adaptadores “step-up”, e com os “step-down”, filtros com menor diâmetro.

Imagem dos anéis adaptadores “step-down” à esquerda e o anéis “step-up” à direita (Foto: Reprodução/TechTudo)


As lentes de câmeras DSLR (lentes intercambiáveis) possuem rosca de encaixe com diâmetros compatíveis com a maioria dos filtros disponíveis no mercado. Basta escolher o filtro com o diâmetro de sua lente ou utilizar o anel adaptador. Para as câmeras digitais intermediárias, você encontrará facilmente adaptadores de filtros.


Já para os modelos de câmeras digitais compactas mais antigas, com algum esforço você encontrará tubos e anéis adaptadores que permitirão o uso de filtros de menor diâmetro, como os de 37 mm.

iPhone com clipe e filtro polarizador à esquerda, e comparativo entre fotografias de uma vitrine sem filtro, no meio, e com filtro à direita (Foto: Reprodução/Gizmon)


Fotógrafos profissionais geralmente possuem acessórios próprios para a marca de suas lentes. E para quem possui mais de um tipo de lente, o recomendado é adquirir filtros alta qualidade e adaptadores para utilizar o mesmo filtro em lentes diferentes, em vez de adquirir o mesmo tipo de filtro para cada lente.



Limitações


Comparar o filtro polarizador com “óculos escuros” não seria totalmente correto. Isto porque nem todo tipo de luz é filtrado, como os reflexos de superfícies metálicas, por exemplo. Se você buscar um filtro que reduz a quantidade de luz que chega ao sensor de maneira uniforme, o recomendado é o filtro de densidade neutra.

Fique atento ao manuseio do filtro para não sujá-lo. Assim como as lentes, sua superfície é facilmente danificada. Antes de encaixar o filtro em sua câmera, verifique se não há poeira entre a lente e o filtro. Os filtros já são vendidos com estojo protetores, então sempre que possível, leve-os com você.

Ao utilizar adaptadores “step-down”, provavelmente ocorrerá efeito indesejado conhecido como “vinhetagem”, em que as bordas da fotografia são obstruídas pelas bordas do filtro.

Filtro de densidade neutra com rio ao fundo à esquerda, Filtro polarizador apoiado em estojo no meio, e exemplo do efeito “vinhetagem” à direita (Foto: Reprodução/TechTudo)


Vale a pena o investimento


Sim, principalmente se você gosta de fotografias outdoor: paisagem, praias, montanhas e natureza. É possível encontrar filtros polarizadores circular de diversas marcas e preços. Fique atento ao tamanho do filtro, e caso necessário, adquira os adaptadores.

Fotografia da praia com mata ao fundo sem o filtro polarizador, à esquerda, e com o filtro a direita (Foto: Tom Marshall)


Independente da utilização ou não dos filtros, o amante da fotografia que deseja obter resultados cada vez melhores precisa testar e experimentar. Com a prática e o estudo de seu equipamento você irá aprimorar cada vez mais seus cliques.

Matéria publicada no site http://www.techtudo.com.br/
Por ADRIANO HAMAGUCHI
Link:


ATILA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS












Nenhum comentário: